Home » Mult1nternational » A chegada da Fórmula 4 para os jovens talentos brasileiros

A chegada da Fórmula 4 para os jovens talentos brasileiros

O caminho natural para a evolução dos pilotos após o kart normalmente são os carros de fórmula, uma trilha que irá se tornar menos complexa no Brasil a partir de 2022. Desde 2017, com a F3 Brasil, o país não tinha uma categoria de fórmula disputada em seu território, mas do próximo ano em diante contará com o campeonato inédito da F4 FIA Brasil.

A categoria da F4 foi criada em 2014 pela FIA e nos países em que ocorre, é considerada fundamental para a formação dos pilotos. A disputa em solo brasileiro terá algumas grandes vantagens, por exemplo: 12 pontos na Superlicença para o campeão e o menor custo mundial da categoria.

O benefício econômico se deve a dois principais fatores, sendo eles a desvalorização do real e a participação especial da promotora do evento, a Vicar. Tal envolvimento, inclui o armazenamento e transporte de todos os carros, estruturas do box, pneus e peças, o que confere também similaridade e mais competitividade, permitindo que o talento dos pilotos se destaque. Além disso, o valor será de menos de 100 mil euros (cerca de 4 vezes menor que o preço do mesmo campeonato, na Itália) e pode atrair estrangeiros para a competição.


Carro modelo da categoria | Vicar | F4 Brazilian Championship

A categoria será coordenada por Gastão Fráguas, campeão mundial de kart e contará com 4 equipes, cada uma preparando 4 carros. O campeonato terá 18 corridas, divididas em 6 finais de semana e irá acompanhar a maior categoria da América Latina, a Stock Car Pro Series, que também é disputada no Brasil. Segundo os organizadores, os autódromos de Interlagos, Velocittà, Goiânia e Brasília receberão corridas, e outros circuitos ainda estão sujeitos a confirmação.

O formato do final de semana de corrida conta com 2 treinos livres de 45 minutos e 1 classificação de 30 minutos às sextas-feiras e 3 corridas de 25 minutos, acontecendo 2 aos sábados e 1 aos domingos. As provas terão transmissão ao vivo em plataformas digitais e na TV fechada além de divulgação e cobertura do evento em todas as redes sociais.

Siga-nos para mais textos da multiformula internacional!

Multiformula

Multiformula è un blog nato nel 2020 per condividere la nostra passione per il motorsport, dare spazio a quelle categorie come le Feeder Series di cui si parla ancora poco e soprattutto abbattere i pregiudizi che si incontrano in queste categorie.

Lascia un commento

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.

Torna in alto