Home » Mult1nternational » Brasil no caminho da Fórmula 1

Brasil no caminho da Fórmula 1

A história brasileira na Fórmula 1 traça um caminho memorável. Durante as 72 temporadas do campeonato tivemos 33 pilotos, 101 vitórias e 8 campeonatos mundiais, mas desde 2017 o Brasil não tem um representante titular na categoria ápice do automobilismo.

Apesar disso, jovens talentos vêm se destacando na briga para alcançar uma vaga, entre os 20 melhores pilotos do mundo.

Pietro Fittipaldi

Em decorrência do acidente de Romain Grosjean, em 2020, Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão Emerson, disputou as duas corridas finais da temporada de F1, pela equipe Haas. Tendo assinado como piloto reserva no início de 2020, após conseguir a Superlicença pelo Campeonato Asiático de F3, o brasileiro de 25 anos segue na equipe em 2021 com a mesma função. Além disso, ele disputou corridas nos circuitos ovais da IndyCar, participando também das 500 milhas de Indianápolis em que se classificou na 13ª posição, sendo o melhor entre estreantes, mas cruzando a linha de chegada em 25º.

Sergio Sette Câmara

Outro piloto qualificado para pilotar um carro de F1, é Sergio Sette Câmara, que alcançou a Superlicença em 2019, quando terminou a temporada de F2 em 4º lugar no campeonato. Apesar de ter apenas 23 anos, Sérgio já teve relação com 3 equipes na F1: foi piloto de testes da McLaren em 2019, e reserva dos times AlphaTauri e Red Bull Racing em 2020. Além disso em 2020, disputou apenas uma corrida pela SuperFormula japonesa, onde espantosamente conseguiu a pole position, mas infelizmente não completou a prova. Em 2021, após ser contratado como piloto titular da Dragon Penske na F-E, Sergio se classificou na 2ª colocação do grid em Diriyah, Arábia Saudita, apenas em sua oitava corrida pela categoria.

Formula 2

Outros destaques no caminho para a F1 são os pilotos na F2. Felipe Drugovich, de 21 anos, alcançou 3 vitórias no seu primeiro ano pela categoria em 2020 e está a apenas 19 pontos de alcançar sua Superliceça. Felipe foi campeão em 2018 pela Euroformula Open Championship, e entre as temporadas 2017 e 2018 triunfou no MRF Challenge Formula 2000.

Felipe Drugovich moves up to Formula 2 with MP Motorsport – Motorsport Week

Enzo Fittipaldi, com somente 20 anos, que começou o ano na F3, onde teve bons resultados, foi promovido pela equipe Charouz para a F2 na etapa de Monza e demonstrou rápida adaptação na categoria, se classificando em 13º em sua primeira corrida. Por fim, Guilherme Samaia, que com 24 anos, foi campeão em 2015 da F3 Brasil Light, mas desde que chegou na F2 em 2020, experimentou temporadas difíceis, com as equipes Campos e Charouz.

Formula 3

Ainda que a temporada 2021 de F3 FIA tenha começado com dois brasileiros, a promoção de Enzo deixou apenas Caio Collet na categoria. O piloto que faz parte da academia Alpine de pilotos, tem 19 anos, mas mostra uma carreira brilhante nas categorias de base. Caio foi tetracampeão brasileiro de kart, seguiu para o triunfo na F4 Francesa em 2018, em 2019 foi campeão entre estreiantes na Eurocopa de Formula Renaut 2.0, ficando em 5º no campeonato geral. Contratado pela equipe MP Motorsport, o piloto se destaca pela grande agressividade em suas ultrapassagens e sua ousadia para realiza-las, o que lhe rendeu uma punição na corrida de Spa-Francorchamps, na Bélgica, em que ele saiu dos limites da pista para superar seus companheiros de categoria.

Fórmula Regional da Alpine

Descendo mais um degrau na busca por talentos, o Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine (FRECA, na abreviação em inglês) conta com três pilotos brasileiros. Gianluca Petecof, que tem 18 anos e conquistou o vice-campeonato de F4 italiana em 2019 e se sagrou campeão da FRECA em 2020, o que também lhe concedeu os 40 pontos necessários para obter a Superlicença.

Além dele, Gabriel Bortoleto, com 16 anos já conquistou o 3º lugar no Campeonato Mundial de Kart pela Júnior em 2018, ficou em 5º na F4 italiana em 2020, e após subir de categoria em 2021, alcançou uma 2ª posição na corrida do Red Bull Ring, sendo seu melhor resultado até o momento. Por último Eduardo Barrichello, filho do vencedor Rubens, que tem 20 anos e em 2020 foi vice-campeão na USF2000, antes de competir por carros de fórmula na Europa.

Outros representantes

Ainda nos campeonatos de Fórmula, Roberto Faria, de 17 anos compete na F3 Britânica, conhecida como GB3 e é atualmente o 3º colocado no campeonato, e conta com uma vitória na categoria. Bruna Tomaselli é a representante brasileira na Woman Series, onde ela estreou em 2021. Em 2020, Bruna alcançou 2 vitórias e a 4ª colocação geral na categoria Imperio Endurance Brasil.

Na maior escola de formação do automobilismo, que é o kart, o Brasil também não fica para trás. Alguns dos destaques mundiais atualmente são brasileiros e enchem os torcedores de orgulho com suas conquistas. Um grande nome é Rafael Câmara, que tem 16 anos, em 2019 foi vice-campeão mundial no kart e vem se destacando com diversas vitórias no Europeu de Kart em 2021. Além disso, Matheus Morgatto em 2020 fez a pole no Mundial de Kart que foi realizado em Portugal.

Não apenas homens!

As meninas também merecem reconhecimento pelas suas conquistas: Julia Ayoub e Antonella Bassani, com 15 anos, foram finalistas do programa Girls on Track, realizado pela FIA em 2020, e apesar de não terem saído vencedoras do acordo de um ano como pilotas da Academia de Pilotos da Ferrari e disputando a F4 italiana, as adolescentes foram convidadas novamente em 2021 para participar, e mais uma vez, deixam o país na torcida pelo seu sucesso.

Assim, o Brasil continua escrevendo uma linda narrativa no automobilismo e conta com seus talentosos pilotos para em breve novamente alcançar a Fórmula 1. Por mais que, somente 3 pilotos tenham essa chance no momento, os outros 12 aqui citados, trabalham arduamente para conseguir apoios e incentivos suficientes para disputar vagas com tantos outros pilotos excepcionais com que competem.

Gran Premio del Brasile - Vicini alla vetta

Multiformula

Multiformula è un blog nato nel 2020 per condividere la nostra passione per il motorsport, dare spazio a quelle categorie come le Feeder Series di cui si parla ancora poco e soprattutto abbattere i pregiudizi che si incontrano in queste categorie.

Lascia un commento

Questo sito usa Akismet per ridurre lo spam. Scopri come i tuoi dati vengono elaborati.

Torna in alto